sexta-feira, 21 de maio de 2010

Nós somos aquilo que desejarmos ser!!!!

"Quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré", é uma bela comparação da forma das pessoas neste mundo contemporâneo... pensava eu!

Estes dias de cama (mais precisamente 8 dias, onde tive tempo para tudo e mais alguma coisa - dormir a tarde toda, contar carneiros, e até ler as maiores barbaridades que via pela Internet pelos breves minutos que aqui vinha) fizeram-me pensar em cada besteira.... Ai credo... As vezes até me assustava com cada besteira mais parva de que me lembrava.

Esse provérbio citado, quem nunca o ouviu? Ok... Eu só o conheci a dias e fiquei a matutar sobre ele - era a febre que me fazia delirar por pequenos pensamentos inúteis que me surgiam na cabeça do nada.

Quereis saber o que pensava eu? Caramba... até em provérbios os bichinhos são descriminados. Uma lagartixa sempre será uma lagartixa; um jacaré também nenhuma transformação sofrerá. Que mania de fazer este tipo de comparação mais estúpida. Cada bicho é como é. Será que no caso do jacaré, a fama por si só, lhes valerá tal titulo de valentão?

Regressando um pouco ao início, o que será que este provérbio quererá realmente dizer-nos? Será que concordo com tal mensagem a que ele nos sugere? Em situações normais este ditado quer dizer que não adianta a pessoa querer mudar o seu destino (uéeee, mas eu não acredito nesse troço de destino... agora as coisas pioraram). Ok ok... Significa que se a pessoa é um "Zé ninguém", vai morrer assim mesmo - um falhado... Acho esse provérbio o máximo do pessimismo. Que coisa mais reles. Nahhhhhh, as coisas não se passam bem desse geito. Há sempre uma forma de descobrir a poção mágica e nos transformamos, não em jacarés, mas nuns vistosos crocodilos de dentes bem afiados e de boca sempre bem prontinha para morder a presa - que neste caso é a vida minha gente... Se não acreditamos e lutamos, aí sim, não vamos chegar a lugar nenhum. Vamos é parecer uns cães rafeiros com coleira ao pescoço com o dono ao lado dando um passeio, e ainda como se não bastasse, recebendo um montão de ordens. "vai para aíiiiiiii... e agora para aqui.... senta senão levas uma chinelada...... come o biscoito". O cão obedece e nem reclama.....

Oh.... Já me estava a perder no assunto que me levou a escrever este texto. Não o deixem de ler nãooooo.... eu foco-me agora na lagartixa e no jacaré rsrsrsrs. Como poderam já aperceber-se, eu discordo completamente deste provérbio. Tudo depende do tipo de lagartixa e de jacaré.

No fundo nós nos tornamos exactamente aquilo que queremos ser. Podemos até não aceitar, mas se formos analisar veremos que a nossa vida é reflexo das nossas escolhas, da nossa personalidade e da nossa formação. E dizem vocês: "Ahhhh e tal, há pais que economicamente, não nos podem dar uma formação descente". Compreendo e sei que isso dificulte, MAS não é um impeditivo absoluto. Para tudo na vida, precisamos de ser bons no que fazemos. Não interessa se somos pintores, serralheiros, cozinheiros, trolhas, agricultor, ou mesmo estudante.... se formos bons, dedicados, honrarmos a palavra que demos ao cliente, todos nós ganharemos muito dinheiro - se não no presente, o futuro também nos espera. O que é preciso é dedicação ao que se faz. Fazer o máximo de perfeito e ser-se feliz no que se faz para agradar o consumidor.

Quantas pessoas, se fôssemos olhar o nascimento delas, não passariam de uma lagartixa, mas que na vida pessoal e profissional, não se tornaram como um jacaré - conseguiram ser um bicho ainda mais mortífero? (no bom sentido, é claro. Não se entusiasmem com a linguagem)

Mas, também quantas pessoas nasceram em "berço de ouro" e tinham tudo para se tornarem mais do que jacarés, e na vida pessoal e/ou profissional não passam de lagartixas sem cauda que até nem um animal perfeito o conseguiram ser?

Eu prefiro acreditar no ditado que diz que "Nós somos aquilo que desejarmos ser". E só assim, reflecte melhor a humanidade.

2 comentários:

Leila Franca disse...

Olá,

Também acho que este ditado é muito pessimista. A imaginação é uma força poderosa. No final nos tornamos aquilo que imaginamos ser.

bjs

Jackie Freitas disse...

Olá, meu querido!
Realmente esse tempo de "cama" te fez refletir bastante, né? Mas, concordo contigo! Somos o que desejamos! Se não houver determinação, foco, objetivo, não podemos ser nada e nem ninguém. Acreditar apenas que a vida ou o destino nos levarão a algum caminho e que neste caminho iremos sofrer as transformações é apenas para quem se acomoda e se conforma com pouco. A evolução depende muito mais daquilo que projetamos do que do que pacientemente aceitamos.
Muito boa essa sua reflexão, querido!
Por essas e outras, te deixei um selo no meu blog. Passa lá, pega e coloca aqui, OK?
http://fenix-mulheres.blogspot.com/p/selo-dardo.html
Grande e carinhoso beijo,
Jackie
(com desejos de melhoras)