quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Vocês têm princípios?

Hoje eu vou fazer um artigo que literalmente não me vai levar de nada a lugar nenhum, e a vocês também não, mas não pare de o ler! É um simples desabafo... é sempre bom saber que alguém tem um tempinho para nos ouvir

Vocês têm princípios? Vocês são contra alguma coisa ou atitude?

Tenho vários... uns que me irritam mais que outros, mas, como na Terra da ética não existe o certo ou o errado absoluto (estamos bem longe de atingir essa "meta" pois é algo extremamente impossível), eu sofro um bocadinho.

Todos têm os seus princípios, todos somos contra algumas atitudes dos membros da sociedade onde estamos inseridos. Custa conviver muitas vezes todos os dias com essas diferenças que nos incomodam tanto. E que podemos fazer? Nada melhor que aceitar e manter o mínimo de contacto com algo que nos perturba. Prefiro não gastar a minha energia com algo que não tiro proveito algum... apenas aceito a diferença; aceito que o meu conceito de certo não coincide com os outros conceitos de certo. Estarão os deles errados? Estará o meu errado? Todos com a sua razão, o seu lado certo, o seu lado verdadeiro e correcto.

Pretendem saber um pouco mais de mim?
Não??

Mesmo vocês não querendo eu irei ser um pouco chato, e mostrar-vos o que me irrita e que convivo com isso frequentemente. Já pensaram o quanto é irritante quando as pessoas nos falam coisas apenas para nos agradar? Vimos tanta falsidade nas suas palavras, mas eles tentam manipular-nos com tanta suavidade que se não tivermos atentos, caímos no seu joguinho de manipulação. E aqueles sujeitos que passam a vida a gabar-se dos feitos conseguidos? Tantas mentiras vão sendo distribuídas pelos que lhes dão ouvidos, a sujeitos que não têm vergonha alguma...

Irrita-me tanta coisa... irrita-me as pessoas não lutarem, preferindo desistir ou mesmo chorarem de desespero, mas lutar isso nunca; irrita-me a cobardia; irrita-me a falta de compreensão por parte das pessoas; irrita-me pessoas ignorantes que se fazem passar por sábias; irrita-me pessoas que não sabem o que andam a fazer no mundo; irrita-me que as pessoas sejam falsas; irrita-me falsos amigos e interesseiros; irrita-me pessoas pessimistas; irrita-me pessoas que só sabem criticar tudo e todos... E com tudo isto prefiro-me ir afastando sem ter que conviver com pessoas que não me são saudaveis.

Irrita-me...
Irrita-me...
Irrita-me que as pessoas me irritem......


2 comentários:

Beth Muniz disse...

Calma!
Você vai acabar infartando.
Só para contribuir: Princípios são valores que norteiam compotamento na atividade pública e privada.
Não podemos confundir princípios com a ausências de habilidades, atributos, cultura e oportunidades.
Abração.

Luísa disse...

Olá Joel!

Parabéns pela crónica. É muito boa! Também me irritam todas as pequenas e grandes coisas que referes.

Quantos aos princípios, eu penso que há alguns que são basilares e esses eu não admito violá-los nem que ninguém os viole. Não posso simplesmente aceitar que alguém roube, por exemplo. Já as atitudes irritantes em sociedade, algumas terei que aceitar, visto as pessoas serem todas diferentes. Outras, por muito que me esforce e diga a mim mesma que tenho que aceitar, no fundo não consigo, então faço como tu: afasto-me.

Abraços
Luísa