segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O passar do tempo



Eu, tu, ele.... todos nós temos pelo menos uma coisa em comum: O único bem igualmente distribuído entre os homens é o tempo. Uns têm mais e outros menos saúde, força, conhecimento, inteligência, criatividade etc. Mas os dias de todos nós são de 24 horas, e horas de 60 minutos. 2 milhões e 592 mil segundos mensais! Que fortuna!

O tempo marca-nos indelevelmente em cada dia que se inicia e termina. Todo o nosso futuro está sendo determinado pela maneira que utilizamos o tempo de que dispomos no presente. Tudo é determinante para o nosso amanha: a nossa (in)felicidade, (in)utilidade para a humanidade, o nosso (in)sucesso.... tudo depende como empregamos o nosso tempo com as situações a que damos valor!

Vivo o hoje, pensando no amanha, com vista no futuro. Num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã, lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição um stock inesgotável de tempo. Pensamos sempre demasiado em sobreviver, quando viver é o principal; cobramos muito da vida quando somos nós que temos um papel fundamental nela; quantos são os queixumes da efemeridade da vida quando somos nós os culpados por não sabe-la vivê-la? Quantas demasiadas horas não passamos a lamuriar-nos dos problemas e não paramos para pensar nas soluções?Quando somos jovens acreditamos na nossa imortalidade, quando a cada dia morremos um pouco....

O que não se fez hoje, é uma oportunidade que não acontecerá de novo amanha, pois ficará no ontem. Então é aproveitar bem os momentinhos mais insignificantes do hoje, pois o amanhã não se sabe o que acontecerá. O tempo não pára, não espera.... quem paramos somos nós.

Saber aproveitar intensamente cada segundo da nossa vida, porque pode ser o ultimo, é uma dádiva... mas com muita responsabilidade é um orgulho, pois pode não ser o último e as consequências podem ser eternas...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"Agora não tenho tempo"!

Encontrei este texto e não resisti em partilhá-lo convosco... Se não para nós, pelo menos para alguém! Ter tempo não é abdicar de algo em troca de algo!

Achei-o mesmo interessante e de facto faz-nos lembrar uma frase que muito com certeza repetem diversas vezes : "Agora não tenho tempo"!!

Esta história serve para os que são pais, ou esperam vir a ser, ou então apenas para algo mais...

Um dia, quando um homem chegou já, como era habitual, tarde a casa, cansado e irritado após mais um dia de trabalho, encontrou, esperando por si à porta, o seu filho de 5 anos.

- Papá, posso fazer-te uma pergunta?
- Claro que sim. O quê ?
- Quanto ganhas numa hora?
- Isso não é da tua conta. Porque me perguntas isso?! - respondeu o homem, zangado.
- Só para saber. Por favor... diz lá... quanto ganhas numa hora? - perguntou novamente o miúdo.
- Bom... já que queres tanto saber , ganho 10 euros por hora.
- Oh! - suspirou o rapazinho, baixando a cabeça.
- Passado um pouco, olhando para cima, perguntou:
- Papá, emprestas-me 5 euros?
- O pai, furioso, respondeu: Se a razão de tu me teres perguntado isso, foi para me pedires dinheiro para brinquedos caros ou outro disparate qualquer, a resposta é não! E, de castigo, vais já para a cama. Vai pensando no menino egoísta que estás a ser. A minha vida de trabalho é dura demais para eu perder tempo com os teus caprichos!

O rapazinho, cabisbaixo, dirigiu-se silenciosamente para o seu quarto e fechou a porta. Sentado na sala, o homem ficou a meditar sobre o comportamento do filho e ainda se irritou mais. Como se atrevia ele a fazer-lhe perguntas daquelas? Como que, ainda tão novo, já se preocupava em arranjar dinheiro?

Passada mais ou menos uma hora, já mais calmo, o homem começou a ficar com
remorsos da sua reacção. Talvez o filho precisasse mesmo de comprar qualquer coisa com os 5 euros. Afinal, nem era costume o miúdo pedir-lhe dinheiro.

Dirigiu-se ao quarto do filho e abriu devagarinho a porta.
- Já estás a dormir? Perguntou.
- Não, papá, ainda estou acordado. - respondeu o miúdo.
- Estive a pensar... Talvez tenha sido severo demais contigo? - disse o pai..
-Tive um longo e exaustivo dia e acabei por desabafar contigo. Toma lá os 5 euros que me pediste.
O rapazinho endireitou-se imediatamente na cama, sorrindo:
- Oh, papá! Obrigado!

E levantando a almofada, pegou num frasco cheio de moedas! O pai , vendo que
o rapaz afinal tinha dinheiro, começou novamente a ficar zangado.
O filho começou lentamente a contar o dinheiro, até que olhou para o pai.
- Para que queres mais dinheiro se já tens a esse? - resmungou o pai.
- Porque não tinha o suficiente. Agora já tenho! - respondeu o miúdo.
- Papa, agora já tenho 10 euros! Já posso comprar uma hora do teu tempo, não
posso? Por favor, vem uma hora mais cedo amanhã. Gostava tanto de jantar contigo...

 
Reflexão pessoal: Este texto é algo tão extraordinário que me fez dizer um "Ohhhhhhhh". O tempo não volta atrás. Sinceramente este texto leva-nos a uma reflexão acerca do tempo gasto em inutilidades, quando a vida é só uma. Temos de a viver e muitas vezes nem reparamos no que é importante...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Frase do dia....





Os erros que
cometemos
e que tentamos
reparar são
iguais a um
cristal:
quando
um cristal se
quebra nunca
volta a ser o
mesmo, ainda
que se colem
todos os cacos.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O meu caminho...

Qualquer que seja o "caminho" que o homem percorra terá sempre o seu lado de momentos tenebroso assim como alcançará horizontes mais suaves ou mesmo de plena felicidade. Não há quem ria a vida toda assim como quem chore sempre.... Mas não faz mal por vezes passar-mos por terrenos mais escorregadios: faz parte da vida e eu estou a aprender a sair mais fortalecido dos caminhos por onde tenho passado. Sentir-me mais seguro não será nada paranormal... é a consequência das experiências que tenho vivido!

O que importa, é o que tenho hoje, o que consegui ontem, e o que terei amanha. Nada é um dado adquirido; não sei o que será o meu futuro pois é algo que me transborda, mas lutarei por aquilo que quero, amo e desejo. Sou ambicioso e isso torna-me mais convicto.

Assim como os meus feitos conseguidos, as pessoas que se cruzam no meu caminho vão e voltam... Umas vão e infelizmente nunca mais as voltamos a ver.... outras voltam em que preferíamos nunca as ter conhecido... mas todas deixando a sua marca.... umas marcam mais que outras, MAS todas marcam.... todas nos deixam algum ensinamento de onde podemos tirar proveito.

Consoante a vida passa, as dificuldades são cada vez mais e as provações são dolorosas. Mas aguento e sorrio, porque sou forte e acredito em mim... mesmo que ninguém mais acredite.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

domingo, 10 de janeiro de 2010

O sofrimento na linha do tempo...

Dificilmente alguém passa pela vida sem desapontamentos ou decepções. Algumas marcas nunca são apagadas, somente aprendemos a conviver com elas.


Se olharmos para dentro de nós mesmos descobrimos que não somos perfeitos... E quando descubro que não o sou, mesmo que seja desapontado, consigo vencer, o que me ajuda a evoluir como ser humano. Toda a dor por mais dolorosa que seja, chega o momento que a ferida se fecha e cicatriza. O tempo se encarrega disso: é o remédio para muitas coisas - ele apaga, ele renova, ele alimenta, ele dá forças e o pior e o melhor de tudo é que ele ensina a viver. O tempo faz-me vencer.... e superar os meus próprios obstáculos é viver.

Já algum dia tiveram uma desilusão com algum amigo vosso? Todos nós as temos.... e como se sentem?

Posso ser uma pessoa que erre muito, mas amigos para mim não podemos nunca magoa-los, pois sempre que precisamos são ele que nos ouvem, que nos dão o carinho que necessitamos, o conforto que mais ninguém tem para nos dar. Devemos ficar atentos em valorizar as coisas mais simples, que não demos nenhum valor - as coisas só têm o valor que as pessoas lhe dão, portanto, o que é não vale nada para ti, pensa que para o teu amigo pode valor muito.

Quando a decepção bater à tua porta, proporciona a ti mesmo uma reflexão sobre as razões de nosso sofrimento e como transformá-lo: o sofrimento humano está repleto de ensinamentos... tudo dependerá de nosso ponto de vista e de nossas escolhas. Não podemos considerar o sofrimento como um estado definitivo, mas sim um instante de travessia, um caminho para um novo ensinamento.

“Sofrimento é destino inevitável, porque é fruto do processo que nos torna humanos.
O grande desafio é identificar o sofrimento que vale a pena ser sofrido”.
(Padre Fábio de Melo)

Levo a vida fazendo, das experiências amargas, apenas um chá que me fortaleça para a vida mundana...

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Em vez de uma pessoa fria, não serei antes uma pessoa racional?


As vezes pondero-me se não serei uma pessoa fria; mas começo a pensar e digo para mim mesmo: "Não serei uma pessoa racional? Que deixa os sentimentos mesquinhos de lado e encaro os problemas da vida com a razão? Será que serei, justamente, uma forte causa para por vezes me criticarem como encaro a vida?"

Direi eu, que num mundo de preconceitos como o que vivemos, as pessoas preferem usar os valores morais que lhes são ensinados desde crianças, do que por vezes ouvir ou respeitar o que consideram de anti-valores. O que é o bom ou o mau? Nem existe um bom nem um mau que possamos definir como valores universalmente aceites. Cada um terá os seus próprios valores que os caracterizará assim como bem o entender. Custa entender que nós possamos não estar certos? Até aceito que possamos não gostar das nossas ideias serem rejeitadas, mas custa ainda mais não aceitarem que as nossas opiniões sejam divergentes.....

Mas indo ao cerne da questão, a vida é feita de riscos, e nós temos que arriscar. Pelo menos é o que costumo transmitir aos outros... Quem arrisca tem consciência dos problemas que poderemos vir a ter.... Se arrisca é porque era de sua vontade ter êxito, mas tinha plena consciência que podia falhar... mas mesmo sabendo que existem sempre dois lados do risco, e o ser humano agindo conscientemente, porque lamentar-se de algo que sabia que poderia vir a acontecer? As minhas respostas quando as pessoas falham são: "Agiste porque quises-te! Ninguém te obrigou a nada.... sabias o risco que corrias em as consequências virarem-se contra ti.... agora não chores porque não tenho pena"! Sim... é mesmo assim!!! Não aceito queixumes nem lamurias de actos pensados de quando "o tiro lhes saiu pela culatra".... Se tiveram consciência daquilo que estavam a fazer, se corre mal queixam-se porque? Olha.... que lhes sirva de lição ou então quem não tem capacidade para arriscar, pelo menos que se deixe estar no seu cantinho sem incomodar ninguém... A minha lei é simples: Quem arrisca tem de estar sujeito a tudo... quem não arrisca, terá sempre uma vida medíocre, sem emoção, sem "tesão"... Comigo não existe o "coitado, teve azar". Para mim existe sempre uma razão para o insucesso. Ou não sobe manobrar bem o momento, ou agiu à toa, ou não tinha plena noção do que estava a fazer.. E eu tenho culpa disso? Alguém o tem?

Como uma vez alguém disse (já não me lembro quem): "Nem tudo que acontece em nossa vida, acontece duas vezes, mas se acontecer duas vezes acontecerá a terceira, a quarta...."; se dessas vezes todas, arriscam sempre na mesma coisa e têm sempre azar, muito menos há motivos para ter pena de alguém... A isso chamo uma pessoa burra porque não sabe cuidar de si!

Acho graça quando me olham de lado por dizer o que penso... Serei uma pessoa fria por dizer o que penso? Não será mais bonito ser eu uma pessoa sincera que não tem medo de magoar ninguém com a verdade? Ok... se não quiser dizer a verdade não digo nada; é preferível estar calado, pois assim nem minto nem faço sofrer quem amo, mas também não finjo uma coisa e sinto outra... É bem mais hipócrita a pessoa que o faz para ficar bem vista....

Alguns consideram as minhas palavras ásperas, amargas e talvez sem sentido... outros acham que sou uma pessoa fria... Outros podem pensar que sou uma pessoa desumana. Não o acho... se me pedem conselhos, eu os dou. Não digo como agirem naquela situação, mas faço-os pensar como agirem com o mundo que os rodeia... não digo que está errado; tento fazer pensar se está errado e como emendar se assim o estiver...

Não me deixo reger pelas "leis" sociais normais que temos os demais, não mostrando assim ser afetactado ou sendo assim sensível aos que afecta os demais. E serei frio por isso?? Nada disso... apenas tento ser uma pessoa prática.

"Há coisas na vida que eu amo, e o que eu amo, é muito importante."