terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Em vez de uma pessoa fria, não serei antes uma pessoa racional?


As vezes pondero-me se não serei uma pessoa fria; mas começo a pensar e digo para mim mesmo: "Não serei uma pessoa racional? Que deixa os sentimentos mesquinhos de lado e encaro os problemas da vida com a razão? Será que serei, justamente, uma forte causa para por vezes me criticarem como encaro a vida?"

Direi eu, que num mundo de preconceitos como o que vivemos, as pessoas preferem usar os valores morais que lhes são ensinados desde crianças, do que por vezes ouvir ou respeitar o que consideram de anti-valores. O que é o bom ou o mau? Nem existe um bom nem um mau que possamos definir como valores universalmente aceites. Cada um terá os seus próprios valores que os caracterizará assim como bem o entender. Custa entender que nós possamos não estar certos? Até aceito que possamos não gostar das nossas ideias serem rejeitadas, mas custa ainda mais não aceitarem que as nossas opiniões sejam divergentes.....

Mas indo ao cerne da questão, a vida é feita de riscos, e nós temos que arriscar. Pelo menos é o que costumo transmitir aos outros... Quem arrisca tem consciência dos problemas que poderemos vir a ter.... Se arrisca é porque era de sua vontade ter êxito, mas tinha plena consciência que podia falhar... mas mesmo sabendo que existem sempre dois lados do risco, e o ser humano agindo conscientemente, porque lamentar-se de algo que sabia que poderia vir a acontecer? As minhas respostas quando as pessoas falham são: "Agiste porque quises-te! Ninguém te obrigou a nada.... sabias o risco que corrias em as consequências virarem-se contra ti.... agora não chores porque não tenho pena"! Sim... é mesmo assim!!! Não aceito queixumes nem lamurias de actos pensados de quando "o tiro lhes saiu pela culatra".... Se tiveram consciência daquilo que estavam a fazer, se corre mal queixam-se porque? Olha.... que lhes sirva de lição ou então quem não tem capacidade para arriscar, pelo menos que se deixe estar no seu cantinho sem incomodar ninguém... A minha lei é simples: Quem arrisca tem de estar sujeito a tudo... quem não arrisca, terá sempre uma vida medíocre, sem emoção, sem "tesão"... Comigo não existe o "coitado, teve azar". Para mim existe sempre uma razão para o insucesso. Ou não sobe manobrar bem o momento, ou agiu à toa, ou não tinha plena noção do que estava a fazer.. E eu tenho culpa disso? Alguém o tem?

Como uma vez alguém disse (já não me lembro quem): "Nem tudo que acontece em nossa vida, acontece duas vezes, mas se acontecer duas vezes acontecerá a terceira, a quarta...."; se dessas vezes todas, arriscam sempre na mesma coisa e têm sempre azar, muito menos há motivos para ter pena de alguém... A isso chamo uma pessoa burra porque não sabe cuidar de si!

Acho graça quando me olham de lado por dizer o que penso... Serei uma pessoa fria por dizer o que penso? Não será mais bonito ser eu uma pessoa sincera que não tem medo de magoar ninguém com a verdade? Ok... se não quiser dizer a verdade não digo nada; é preferível estar calado, pois assim nem minto nem faço sofrer quem amo, mas também não finjo uma coisa e sinto outra... É bem mais hipócrita a pessoa que o faz para ficar bem vista....

Alguns consideram as minhas palavras ásperas, amargas e talvez sem sentido... outros acham que sou uma pessoa fria... Outros podem pensar que sou uma pessoa desumana. Não o acho... se me pedem conselhos, eu os dou. Não digo como agirem naquela situação, mas faço-os pensar como agirem com o mundo que os rodeia... não digo que está errado; tento fazer pensar se está errado e como emendar se assim o estiver...

Não me deixo reger pelas "leis" sociais normais que temos os demais, não mostrando assim ser afetactado ou sendo assim sensível aos que afecta os demais. E serei frio por isso?? Nada disso... apenas tento ser uma pessoa prática.

"Há coisas na vida que eu amo, e o que eu amo, é muito importante."

Sem comentários: